Alguém mais já passou por isso?
O cliente chega falando que quer apenas um sistema simples para gerenciar dados. Aí manda o design e é uma coisa absurda com mil funcionalidades.
Tem login com múltiplos níveis, área para arrastar arquivos, botão para gerar relatórios, alertas que aparecem na tela toda hora e ainda precisa conectar com várias APIs estrangeiras.
Para eles parece coisa fácil, mas na verdade é como tentar construir um avião usando palitos de dente. Quem mais já viveu essa situação? Compartilhem suas experiências porque sei que não sou o único desenvolvedor que sofre com isso.
Passei por situação similar recentemente. Cliente pediu sistema básico de cadastro de produtos e depois descobri que queria integração com ERP, sincronização automática de estoque, notificações push e ainda por cima um módulo de analytics completo. O problema é que muitas vezes eles genuinamente acreditam que é simples porque não entendem a complexidade técnica por trás. Agora sempre faço uma reunião detalhada para mapear todos os requisitos antes de começar qualquer coisa. Também passei a cobrar por escopo adicional desde o início do projeto, deixando bem claro no contrato que mudanças significativas terão custo extra. Isso ajuda bastante a evitar surpresas desagradáveis no meio do desenvolvimento.
nossa eu ja desisti de acreditar quando falam “simples” haha sempre multiplico por 3 o tempo que acho que vai levar. uma vez o cara disse que era só uma landing page e no final queria sistema de pagamento integrado com boleto e cartao. agora sempre peço pra ver tudo antes de abrir a boca sobre prazo
Problema clássico da área. Na minha experiência, a questão não é só eles subestimarem a complexidade técnica, mas também nossa falha em comunicar melhor desde o início. Aprendi da pior forma possível quando aceitei um projeto que parecia simples e acabei trabalhando o triplo das horas orçadas. Hoje em dia quando cliente fala “básico” já acendo uma luz vermelha. Desenvolvei o hábito de fazer perguntas bem específicas logo na primeira conversa: quantos usuários simultâneos, que tipo de relatórios exatamente, quais integrações são necessárias. Muitas vezes eles nem sabem responder direito, aí já aproveito para explicar que vamos precisar de uma análise mais detalhada antes de definir prazo e preço. Salvou minha vida profissional essa abordagem.
cara isso é classico mesmo kkk o pior é quando eles falam “ah mas é so um crud simples” e depois querem dashboard em tempo real com graficos animados. ja aprendi a sempre pedir os wireframes antes de dar qualquer orçamento pq senao da merda
Acontece direto mesmo. O que mais me incomoda é quando tentam justificar dizendo que viram algo parecido funcionando em outro lugar e acham que por isso é moleza de fazer. Teve um projeto onde o cliente mostrou o painel da NASA como referência para o que ele queria, falando que era “só uns gráficos e uns botões”. Demorei duas horas explicando porque aquilo custou milhões de dólares para desenvolver. Agora sempre peço para descreverem cada funcionalidade por escrito antes de dar qualquer estimativa. Se não conseguem explicar direito o que querem, como vou saber se é realmente básico ou se estou entrando numa furada? Também comecei a mostrar exemplos de sistemas realmente simples para eles entenderem a diferença. Funciona melhor que ficar discutindo depois.