Alguém mais já passou por isso?
O cliente chega falando que quer apenas um sistema simples para gerenciar dados. Aí manda o design e é uma coisa absurda com mil funcionalidades.
Tem login com múltiplos níveis, área para arrastar arquivos, botão para gerar relatórios, alertas que aparecem na tela toda hora e ainda precisa conectar com várias APIs estrangeiras.
Para eles parece coisa fácil, mas na verdade é como tentar construir um avião usando palitos de dente. Quem mais já viveu essa situação? Compartilhem suas experiências porque sei que não sou o único desenvolvedor que sofre com isso.
Passei por situação similar recentemente. Cliente pediu sistema básico de cadastro de produtos e depois descobri que queria integração com ERP, sincronização automática de estoque, notificações push e ainda por cima um módulo de analytics completo. O problema é que muitas vezes eles genuinamente acreditam que é simples porque não entendem a complexidade técnica por trás. Agora sempre faço uma reunião detalhada para mapear todos os requisitos antes de começar qualquer coisa. Também passei a cobrar por escopo adicional desde o início do projeto, deixando bem claro no contrato que mudanças significativas terão custo extra. Isso ajuda bastante a evitar surpresas desagradáveis no meio do desenvolvimento.
nossa eu ja desisti de acreditar quando falam “simples” haha sempre multiplico por 3 o tempo que acho que vai levar. uma vez o cara disse que era só uma landing page e no final queria sistema de pagamento integrado com boleto e cartao. agora sempre peço pra ver tudo antes de abrir a boca sobre prazo