Olá pessoal!
Estou desenvolvendo uma API para um projeto pessoal que combina web scraping com machine learning. A ideia é disponibilizar dados coletados de websites junto com predições de um modelo treinado.
Meu plano é lançar isso no RapidAPI e fazer um marketing básico nas redes sociais para ver se consigo alguns usuários.
O problema é que nunca fiz deploy de uma aplicação completa antes e estou meio perdido.
Minha stack precisa dos seguintes componentes rodando:
- Apache Airflow executando semanalmente para automatizar a coleta de dados
- Banco MongoDB funcionando 24 horas (escolhi ele pela simplicidade, mesmo não tendo volume gigante de dados)
- MySQL também sempre ativo, usado só para gerenciar login dos usuários
- API Django que vai conectar tudo e servir os endpoints
Sendo bem otimista, espero no máximo 15 usuários usando ao mesmo tempo.
Queria conselhos de quem já viveu essa experiência: como fazer deploy completo, comprar domínio, escolher VPS adequado, e principalmente quem já usou o RapidAPI para distribuir APIs.
Qual seria a opção mais econômica para colocar toda essa infraestrutura funcionando?
E como foi a experiência de vocês com o RapidAPI mesmo?
Passei por isso há uns 2 anos. Comecei com uma droplet de $20/mês na DigitalOcean - deu conta tranquilo pra esse volume. Docker Compose salvou minha vida pra deploy e manutenção. RapidAPI foi positivo, mas demorei pra pegar o jeito do marketplace. Sua documentação tem que estar perfeita - pessoal lá é exigente. Eles ficam com uma % das vendas, mas a exposição vale a pena. Dicas importantes: ponha rate limiting na API Django desde o dia 1. Mesmo com poucos usuários, sempre tem alguém tentando abusar. E configure logs detalhados no Airflow - quando quebrar (e vai quebrar), você precisa debugar rápido. Pra domínio, uso Namecheap - barato e confiável. SSL gratuito com Let’s Encrypt resolve os certificados.
Did something similar last year and learned a bunch the hard way. Went with AWS Lightsail - the $10 instance handled everything with Docker, just had to tweak MongoDB’s memory settings. Biggest pain was Airflow eating too much RAM, so I ditched it for a simple cron job since it only ran weekly. RapidAPI’s pretty strict about uptime and latency. Your API goes down for a few hours and they’ll suspend you temporarily. Set up basic monitoring with free Uptime Robot to get alerts when things break. Pro tip I wish I knew earlier: create a private API on RapidAPI first to test everything before going public. Saved tons of debugging time. For MySQL and MongoDB together - use just one if you can. Makes maintenance way easier.
Cara, rapidapi é hit or miss mesmo. Usei ano passado e vendi quase nada no início. O que importa é o SEO da sua API lá dentro. Pra infra, já viu railway ou render? Com 15 usuários simultâneos vai ser muito mais fácil que montar VPS. O airflow roda numa instância separada mais barata - só executa 1x por semana.
This topic was automatically closed 4 days after the last reply. New replies are no longer allowed.