Preciso de ajuda para explicar uma coisa importante para desenvolvedores que trabalham com sistemas de cadastro.
Tenho um problema chato que acontece sempre. Recebo emails de aprovação de cartão de crédito e conta de telefone que não são meus. Isso acontece porque já tenho conta cadastrada no mesmo endereço de email.
O problema é que muitos sistemas não sabem que o Gmail trata emails com e sem pontos como iguais. Por exemplo, [email protected] e [email protected] chegam na mesma caixa postal.
Essa regra existe há muito tempo no Gmail. Quando alguém se cadastra com pontos no email, o sistema deveria verificar se já existe uma conta sem os pontos.
Como posso explicar isso melhor para equipes de desenvolvimento? Existe alguma documentação oficial que posso mostrar para eles entenderem a importância de implementar essa validação nos sistemas de cadastro?
esse problema é super comum. O que funcionou aqui foi uma validação simples: sempre que detecta @gmail.com, o sistema remove todos os pontos antes de checar duplicatas. o google confirma isso na documentação oficial. cria alguns exemplos práticos mostrando como alguém pode se cadastrar duas vezes “sem querer” e acabar recebendo emails de outras pessoas.
Dealt with this exact issue at my last company. We fixed it by adding Gmail domain validation during signup. Before creating any new account, the system checks if there’s already a user with the same normalized email (minus the dots). Google’s Workspace Admin docs cover this officially. I’d create a technical doc with real examples - like users who can’t recover passwords because they signed up with dots but try logging in without them. Creates unnecessary support tickets and confuses users. Simple fix: use regex to catch Gmail addresses and auto-normalize them in the backend.
Já passei por isso. Criei uma função que remove pontos dos endereços Gmail antes de checar no banco. O Google tem documentação oficial sobre isso - eles ignoram pontos completamente no Gmail. O que funciona bem é normalizar o email antes de salvar no sistema. Outra coisa: Gmail também ignora tudo depois do +, então [email protected] vai pra mesma caixa que [email protected]. Mostrar casos reais de usuários recebendo emails errados convence rápido as equipes técnicas.