Preciso de ajuda com planilha para controle de orçamento mensal

Oi pessoal! Estou com dificuldades para organizar meu dinheiro todo mês e queria uma ajuda de vocês. Ganho cerca de 1200 euros brutos mas sempre acabo ficando sem grana no final do mês, às vezes nem consigo comprar um café direito. Alguém aqui tem alguma sugestão de como fazer um controle melhor dos gastos? Pode ser uma planilha no Excel ou qualquer outra ferramenta que vocês usem. Quero aprender a dividir melhor meu salário entre as contas fixas, gastos do dia a dia e ainda conseguir guardar alguma coisa. Qualquer dica ou modelo que vocês possam compartilhar seria incrível!

Passei por isso há dois anos. O que funcionou: anotei todos os gastos por uma semana, até os pequenos. Depois fiz uma planilha básica - três colunas: obrigatórios (aluguel, contas), necessários (comida, transporte) e supérfluos (lazer). Seja honesto sobre necessidade vs vontade. Com 1200 euros dá pra sobrar sim, você deve estar gastando em coisinhas que nem percebe. Dica: estipule um valor semanal fixo pra gastos pessoais e não passe disso.

comecei com o app do banco pra rastrear gastos, depois mudei pro google sheets que sincroniza sozinho. uso a regra 50/30/20 - metade pras contas fixas, 30% gastos variáveis, 20% poupança (mesmo que sejam só 10 euros). o que mais fode são os gastos pequenos: delivery, café, uber. experimenta usar dinheiro físico por uma semana - você controla muito melhor que no cartão.

Tive exatamente o mesmo problema quando comecei a trabalhar. O que mudou tudo foi criar categorias específicas na planilha e definir limites máximos antes mesmo de receber o salário. Assim que o dinheiro entra, já separo automaticamente o valor das contas fixas numa conta separada. Pra controlar os gastos diários, uso o método envelope - mesmo que digital. Defino 200 euros pra alimentação, 100 pra transporte, etc. Quando o dinheiro da categoria acaba, acabou. No começo é difícil mas depois vira automático. Seja realista com os valores - não adianta colocar 50 euros pra alimentação se você gasta 150.

This topic was automatically closed 24 hours after the last reply. New replies are no longer allowed.